domingo, 27 de dezembro de 2015

Leia este mangá: Tamen de Gushi



Conheci essa webcomic/mangá/manhua chinês através do Tumblr, visitando randomicamente alguns blogs dedicados aos mangás shoujo. Lembro que vi algumas imagens muito bonitas, de um casal em várias situações cotidianas. O traço, que achei que fosse de algum mangá, logo me interessou, e então fui saber do que se tratava após fuçar outros blogs.
Sun Jing e Qiu Tong

Segundo o que li no Tumblr, a/o artista responsável pela webcomic, Tan Jiu, postou suas ilustrações em redes sociais, como o Pixiv – um site japonês para ilustradores mostrarem seus portfólios. As ilustrações retratando um casal logo ficaram famosas, e os apreciadores ficaram curiosos para saber se Tan Jiu tinha pretensão de transformar os personagens em protagonistas de alguma história.

Para sorte dos fãs de Tan Jiu, o romance por trás das famosas ilustrações virou a webcomic Tamen de Gushi, postada periodicamente na página do/a artista na rede social chinesa Weibo. São pequenos capítulos, com uma estrutura que se assemelha ao das tirinhas cômicas japonesas, conhecidas como yonkoma. Fiquei surpresa, pois não imaginava que a webcomic fosse Shoujo Ai/Yuri (não sei qual a classificação em chinês, hahaha), já que eu via um casal hétero quando batia o olho nas ilustrações. Foi bem tosco quando descobri isso, o que não tirou meu desejo de acompanhar o romance entre as protagonistas.

Sobre a história
Sun Jing e Qiu Tong são duas estudantes chinesas, de escolas diferentes. Ambas pegam o mesmo ônibus, no mesmo ponto. Sun Jing, reparando na beleza de Qiu Tong, começa a despertar algum interesse sobre esta última. Decidida a fazer amizade com Qiu Tong, Sun Jing tenta abordá-la, mas a  timidez a impede de falar e o plano vai por água abaixo.

Através de um colega de escola, que conhece pessoas ligadas a Qiu Tong, Sun Jing acaba descobrindo o nome e o local onde estuda seu alvo amoroso. Com coragem, ela vai atrás de Qiu Tong e se apresenta, mas a outra, com receio do que ocorreu anteriormente (e pensando que Sun Jing é uma doida), sai correndo. Felizmente, o mal-entendido é desfeito e as duas se tornam amigas.  Só que Sun Jing tenta, em várias ocasiões, descobrir se Qin Tong sente algo mais forte por ela.

Minhas impressões
Depois da surpresa em saber que Tamen de Gushi era, na verdade,  um romance entre duas garotas, fiquei mais surpresa ainda quando vi que havia uma espécie de subplot yaoi. Enquanto as protagonistas puxam a história para o Shoujo Ai/ Yuri, os personagens Qin Xiong e Xuezhang enveredam pelo Shounen Ai/Yaoi (romance entre garotos). Não tem nada de apelativo ou pornográfico no enredo, como talvez alguns possam pensar; os romances ficam naquele terreno do amor idealizado, puro, sem malícia. Bem, pelo menos já se passaram 85 capítulos e nada de beijos também…

Tamen de Gushi é muito fofo: Sun Jing tenta falar o que sente para Qiu Tong, mas essa é meio lerda para saber o que a outra quer dizer. Mop Head, o amigo de Sun Jing, é quem serve de muro das lamentações quando a garota fica desanimada com o andar do relacionamento com Qiu Tong. É dele, aliás, algumas das passagens mais cômicas da história, principalmente quando cai nas brincadeiras idiotas de sua amiga.

A parte ruim de Tamen de Gushi é que os capítulos são MUITO curtos, em que cerca de seis cliques no mouse significam que o capítulo já terminou. E que você tem que esperar cerca de duas semanas até que Tan Jiu lance umas seis imagens para compor mais um capítulo. Triste, mas é o ritmo de trabalho dela/dele.

Tamen de Gushi
é um romance leve e bem-humorado, com um traço muito bonito de Tan Jiu. Se você não se importa de esperar para ler um romance em conta-gotas, acredito que vale a pena experimentá-lo. Torço muito pelo romance das duas meninas, mas Tan Jiu parece que quer matar os leitores de ansiedade quando lança uns poucos quadrinhos da história a cada mês.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Na lista

- Hotel Íris
- Beleza e Tristeza
- Homens sem mulheres

Autor do blog

Minha foto
Tachiyomi
Uma leitora preguiçosa, mas que de repente achou que era melhor ler autores orientais para não envergonhar suas raízes.
Ver meu perfil completo

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Link Me!

Link Me!
Quer nos linkar? Use a imagem acima!!
Cupom de Desconto

Translate

Postagens populares